5dcacc98d2dce

A INFLUÊNCIA DO MODO DE ESTÁGIO NO VINHO

EIS UMA PERGUNTA LÓGICA E PERTINENTE QUE ASSUME INTELIGENTEMENTE QUE O VINHO GANHA OS AROMAS SEGUNDO OS RECIPIENTES POR ONDE PASSA, OU MELHOR, ONDE É ARMAZENADO.

PRIMEIRO VAMOS AOS CONCEITOS, O QUE SE ENTENDE POR ESTÁGIO? É QUANDO O VINHO É ARMAZENADO, O QUE PODE ACONTECER EM TRÊS RECIPIENTES: A CUBA INOX (NESTE CASO SUPOMOS QUE NÃO PASSOU PELA MADEIRA – BARRICAS); A MADEIRA E A GARRAFA.

VEJAMOS ENTÃO QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DAS OPÇÕES QUE O PRODUTOR/ ENÓLOGO TOMA.

SE UM VINHO APÓS A FERMENTAÇÃO É ARMAZENADO EM CUBAS INOX ELE GUARDA EM SI TODOS OS AROMAS E SABORES PRÓPRIOS DA FRUTA – OS AROMAS PRIMÁRIOS –EVOLUINDO LENTAMENTE E, PORQUE O DEPÓSITO É GRANDE NA SUA CAPACIDADE TEM O EFEITO DE RETARDAR O PROCESSO CONHECIDO COMO ENVELHECIMENTO.

QUER ACELERAR O PROCESSO? ENGARRAFE O VINHO, A GARRAFA, RECIPIENTE MAIS PEQUENO, FACILITA E ACELERA AS REACÇÕES QUÍMICAS E O VINHO EVOLUI MAIS RAPIDAMENTE.

SE UM VINHO APÓS A FERMENTAÇÃO É GUARDADO EM MADEIRA – BARRICAS – É LÍCITO ESPERAR QUE O MESMO GANHE AO OLFACTO E AO SABOR CARACTERÍSTICAS DESSA PASSAGEM COMO AROMAS A BAUNILHA, TABACO, CAFÉ, CHOCOLATE. AO SER ENGARRAFADO GANHA EM SI TODAS ESSAS CARACTERÍSTICAS QUE ENCONTRARÁ AO ABRIR A GARRAFA DO VINHO QUE ESCOLHER E QUE TENHAM TIDO ESTE PERCURSO.

SIMPLES E FÁCIL ESTE TEMA, DEIXE, NO ENTANTO QUE LHE FAÇA UM DESAFIO, SEMPRE QUE APRECIAR UM VINHO, MENTALMENTE, TENTE SEGUIR O PROCESSO DESDE A COLHEITA DAS UVAS ATÉ AO SEU COPO.

VERÁ QUE ESTE SIMPLES FACTO DE SE OBRIGAR A PENSAR NESTE PERCURSO MUITO CONTRIBUIRÁ PARA O AJUDAR NA AVALIAÇÃO DE CADA VINHO E DO TEMPO QUE PASSOU EM MADEIRA E, JÁ AGORA, SE A MESMA ERA NOVA OU JÁ DE SEGUNDOS USOS.

 

EXPERIÊNCIAS TWU >

error: Conteúdo Protegido

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box