ENOTURISMO

O ENOTURISMO COMO SEU APARECIMENTO VEIO TRADUZIR-SE NUMA DÁDIVA PARA TODOS, MAS NA MINHA OPINIÃO OS MAIORES GANHADORES E GRANDES BENEFICIÁRIOS SÃO OS CONSUMIDORES QUE ENVEREDAM POR ESTE TIPO DE TURISMO.

OS PRODUTORES CONVENHAMOS NEM ESTAVAM MUITO PARA AÍ VIRADOS CONCENTRANDO O SEU FOCO NA PRODUÇÃO, A EVOLUÇÃO DO MERCADO COM O ENORME AUMENTO DE MOBILIDADE DAS PESSOAS A ISSO OBRIGOU, E A ISSO TIVERAM DE RESPONDER ADAPTANDO AS SUAS ESTRUTURAS CRIANDO “PEQUENOS MUSEUS” DENTRO DAS SUAS ADEGAS PARA CONTAREM A SUA HISTÓRIA E PROPORCIONAREM A PROXIMIDADE DOS TURISTAS/CONSUMIDORES À REALIDADE DOS SEUS VINHOS.

CLARO QUE SEGUIRAM OS EXEMPLOS VINDOS LÁ DE FORA, CASOS DE SUCESSO COMO O PIEMONTE QUE EM ÉPOCA DE VINDIMAS SE ENCHE LITERALMENTE DE VISITANTES QUE QUEREM VER, ACOMPANHAR E PARTICIPAR NO DESENROLAR DOS TRABALHOS, AO MESMO TEMPO QUE VÃO APRECIANDO VINHOS DE COLHEITAS ANTERIORES FAMILIARIZANDO-SE ASSIM COM CADA CASA DE PRODUÇÃO.

SE FALEI DO PIEMONTE É PORQUE CONHEÇO, PODERIA JUNTAR SEM DIFICULDADE A TOSCANA, E MAIS UMAS QUANTAS REGIÕES EMBORA ME LIMITE A APONTAR ENTRE NÓS, O CASO DO DOURO, QUE DEPOIS DE SER CONSIDERADO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE O AFLUXO TURÍSTICO NÃO PÁRA DE AUMENTAR COM EXCELENTES RESULTADOS.

OS GRANDES BENEFICIÁRIOS DESTE, CHAMEMOS-LHE FENÓMENO, SÃO EXACTAMENTE OS PRODUTORES E ARRISCARIA A ZONA DE PRODUÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM INSERIDOS. É FÁCIL ACEITAR QUE APÓS UMA VISITA, CONTACTO DIRECTO COM A REALIDADE DAQUELE PRODUTOR, PROVA DOS SEUS VINHOS E PARTICIPANDO, OU NÃO, DE ACTIVIDADES ESPECIFICAS, GERA-SE UMA PROXIMIDADE QUE SE REFLECTE NUMA FIDELIZAÇÃO CONSEGUIDA ATRAVÉS DO CONTACTO MAIS FORTE QUE HÁ: O PESSOAL. ACRESCE QUE A MAIORIA DAS PESSOAS NAS LOJAS DO PRODUTOR ADQUIRE SEMPRE ALGUMAS GARRAFAS DOS VINHOS QUE MAIS GOSTOU, VINHOS ESSES QUE AMANHÃ, EM CASA, PARTILHARÁ COM AMIGOS E FAMILIARES NUM BOCA A BOCA QUE SÓ BENEFICIA O PRODUTOR, A REGIÃO, MAS CUJO ÚLTIMO E SUPREMO BENEFICIÁRIO É O CONSUMIDOR.

O CONSUMIDOR SUBLINHE-SE IRÁ CERTAMENTE MANTER ESTA PROXIMIDADE E REVIVÊ-LA QUANTAS VEZES ENTENDER, TENTANDO SEMPRE QUE POSSÍVEL CONTINUAR A ADQUIRIR VINHOS DESTE PRODUTOR, EVENTUALMENTE DE COLHEITAS DIFERENTES UMA VEZ QUE O TRANSPORTAM A UMA REALIDADE TOMADA COMO SUA DA QUAL É TESTEMUNHA VIVA.

NÃO MENOS IMPORTÂNCIA TÊM AS AGÊNCIAS DE VIAGENS, ALGUMAS ESPECIALIZADAS NESTE TIPO DE TURISMO, QUE CRIAM OS CIRCUITOS, AGILIZAM OS MEIOS, DINAMIZAM A ECONOMIA LOCAL, E QUANDO O TRABALHO É BEM FEITO PODEM CONSEGUIR A PROEZA DOS CONSUMIDORES REGRESSAREM À REGIÃO COM TUDO O QUE DE POSITIVO ESTE FACTO TEM, NOTE-SE QUE O PRINCIPAL SERÁ ECONÓMICO CLARAMENTE ACOMPANHADO POR OUTROS ÍNDICES NOMEADAMENTE DE SATISFAÇÃO, CUJA MEDIDA NÃO É QUANTIFICÁVEL.

COMPREENDE-SE ASSIM CLARAMENTE QUE O ENOTURISMO É DE IMPORTÂNCIA VITAL PARA A ECONOMIA, E DENTRO DESTA PARA OS PRODUTORES, SEUS ÚLTIMOS DESTINATÁRIOS, SENDO DE REALÇAR A DINAMIZAÇÃO DE REGIÕES DE SI CARENCIADAS, POBRES, QUE COM O ENOTURISMO CONSEGUEM VALORIZAR A SUA GASTRONOMIA, O SEU PATRIMÓNIO, GERANDO EMPREGO, DINAMIZANDO ACTIVIDADES NOVAS E RIQUEZA NA REGIÃO.

O ENOTURISMO É ASSIM ESSENCIAL PARA TODAS AS REGIÕES E OS SEUS IMPACTOS SÓ SÃO POSITIVOS.

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS VENDAS PRIVADAS DO CLUBE

error: Conteúdo Protegido

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box