5d10f95c3b432

O QUE APRENDO NUM CURSO DE VINHOS ALÉM DA PROVA?

UMA BOA QUESTÃO DE GENTE INTERESSADA E CAUTELOSA, MERECE UMA RESPOSTA DE IDÊNTICO TEOR QUE SE PODERIA RESUMIR EM A PROVA DE VINHOS SER UM FIM, MAS ATÉ LÁ CHEGAR É NECESSÁRIO SABER ALGO DE VINHOS E DE PROVA – SISTEMATIZAR – PARA DEPOIS SABER AVALIAR. AFINAL É ISTO QUE A PROVA FAZ.

ESCREVIA EÇA DE QUEIROZ, E CITO DE MEMÓRIA, “PARA ENSINAR É NECESSÁRIO CUMPRIR COM UMA CONDIÇÃO: SABER!” CITAÇÃO UM POUCO LATERAL TALVEZ, MAS ANTES DE ABORDAR A PROVA É NECESSÁRIO SABER, PELO MENOS, DUAS COISAS A PRIMEIRA COMO FUNCIONA O NOSSO SISTEMA DE PROVA – OS SENTIDOS – PARA PROCURARMOS O QUÊ, ONDE, E O SEGUNDO, O SABER COMO O VINHO É FEITO, MATÉRIA QUE TODOS SUPOMOS CONHECER, MAS QUANDO ABORDADA SURGEM NÃO POUCAS SURPRESAS…

OS NOSSOS SENTIDOS SÃO AFINAL O JUIZ DE TODOS OS NOSSOS ALIMENTOS, VINHO INCLUÍDO, E SE A VISÃO E O OLFACTO NÃO OFERECEM CUIDADOS DE MAIOR, JÁ O PALADAR – O JUIZ FINAL – TEM MAIS QUE SE LHE DIGA POR DETECTAR O DOCE, O AMARGO, O ÁCIDO E O SALGADO, E SABERMOS ONDE DEVEMOS ESPERAR ESTE ENCONTRO FACILITA EM MUITO A TAREFA DO PROVADOR NA SUA AVALIAÇÃO. DEVEMOS AQUI ACRESCENTAR UMA OUTRA FUNÇÃO QUE DESCREVERÍAMOS COMO A DURAÇÃO DA IMPRESSÃO, DITO POR OUTRAS PALAVRAS QUANTO TEMPO PERCEPCIONAMOS O SABOR DO ALIMENTO, VINHO NESTE CASO.

JÁ DEVIA TER DITO, DESCULPE SÓ AGORA O FAZER, QUE AVALIAR VINHOS É UM EXERCÍCIO DE MEMÓRIA E DE SISTEMATIZAÇÃO, GANHAR ASSIM AS BASES PARA O FAZER PARECE-ME QUE NÃO NECESSITA DE MAIOR DEMONSTRAÇÃO DE GRANDE VALIA.

NO QUE TOCA AO VINHO PROPRIAMENTE DITO É BÁSICO PARA NÃO DIZER OBRIGATÓRIO SABER COMO SE FAZ. A TÍTULO DE EXEMPLO, PERGUNTO: SABE QUAIS AS DIFERENÇAS NA CRIAÇÃO DUM VINHO BRANCO E DUM TINTO? E SABE COMO SE FAZ UM ESPUMANTE? O QUE É UM ESPUMANTE BRUTO?

SE CONHECE AS RESPOSTAS A ESTAS PARCAS QUESTÕES É PROVÁVEL QUE ESTEJA MELHOR PREPARADO DO QUE A MAIORIA PARA FAZER O SEU CURSO DE INICIAÇÃO À PROVA, A VERDADE É QUE TAMBÉM NÃO TRARÁ PREJUÍZO RECORDAR ESTES CONCEITOS.

RESUMINDO, SEM SABER UM MÍNIMO DE VINHOS E DO FUNCIONAMENTO DOS NOSSOS SENTIDOS, SERÁ MUITO MAIS DIFÍCIL ABORDAR O CURSO E A PROVA DO QUE QUER QUE SEJA, E A DOS VINHOS EM ESPECIAL.

ASSIM, NUM CURSO DE INICIAÇÃO À PROVA DE VINHOS DEVERÃO SER ABORDADOS OS SEGUINTES TEMAS:

  • HISTÓRIA DO VINHO: DESDE OS PRIMÓRDIOS ATÉ AOS DIAS DE HOJE.
  • OS SENTIDOS E OS VINHOS: O OLHAR, O OLFACTO E PALADAR. OS SENTIDOS FALAM, INTERPRETE AS SUAS MENSAGENS.
  • GOSTOS E AROMAS ELEMENTARES COMO PONTO DE PARTIDA CRÍTICO PARA A AVALIAÇÃO. SUAS IMPLICAÇÕES NOS VINHOS E GASTRONOMIA, COMO BASE PARA AS HARMONIAS À MESA.
  • TIPOS DE VINHOS.
  • VINIFICAÇÃO DOS VÁRIOS TIPOS DE VINHO.
  • PROVA DE VINHOS: TINTOS, BRANCOS E ESPUMANTES.
  • A CAVE COMO FONTE DE PRAZER E DE INVESTIMENTO.

 

APROVEITO PARA LHE DEIXAR AQUI O LINK PARA UM CURSO QUE TEM FUNCIONADO MUITO BEM.

SABER MAIS SOBRE O CURSO

 

EXPERIÊNCIAS TWU >

error: Conteúdo Protegido

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box