UMA BOA QUESTÃO DE GENTE INTERESSADA E CAUTELOSA, MERECE UMA RESPOSTA DE IDÊNTICO TEOR QUE SE PODERIA RESUMIR EM A PROVA DE VINHOS SER UM FIM, MAS ATÉ LÁ CHEGAR É NECESSÁRIO SABER ALGO DE VINHOS E DE PROVA – SISTEMATIZAR – PARA DEPOIS SABER AVALIAR. AFINAL É ISTO QUE A PROVA FAZ.
ESCREVIA EÇA DE QUEIROZ, E CITO DE MEMÓRIA, “PARA ENSINAR É NECESSÁRIO CUMPRIR COM UMA CONDIÇÃO: SABER!” CITAÇÃO UM POUCO LATERAL TALVEZ, MAS ANTES DE ABORDAR A PROVA É NECESSÁRIO SABER, PELO MENOS, DUAS COISAS A PRIMEIRA COMO FUNCIONA O NOSSO SISTEMA DE PROVA – OS SENTIDOS – PARA PROCURARMOS O QUÊ, ONDE, E O SEGUNDO, O SABER COMO O VINHO É FEITO, MATÉRIA QUE TODOS SUPOMOS CONHECER, MAS QUANDO ABORDADA SURGEM NÃO POUCAS SURPRESAS…
OS NOSSOS SENTIDOS SÃO AFINAL O JUIZ DE TODOS OS NOSSOS ALIMENTOS, VINHO INCLUÍDO, E SE A VISÃO E O OLFACTO NÃO OFERECEM CUIDADOS DE MAIOR, JÁ O PALADAR – O JUIZ FINAL – TEM MAIS QUE SE LHE DIGA POR DETECTAR O DOCE, O AMARGO, O ÁCIDO E O SALGADO, E SABERMOS ONDE DEVEMOS ESPERAR ESTE ENCONTRO FACILITA EM MUITO A TAREFA DO PROVADOR NA SUA AVALIAÇÃO. DEVEMOS AQUI ACRESCENTAR UMA OUTRA FUNÇÃO QUE DESCREVERÍAMOS COMO A DURAÇÃO DA IMPRESSÃO, DITO POR OUTRAS PALAVRAS QUANTO TEMPO PERCEPCIONAMOS O SABOR DO ALIMENTO, VINHO NESTE CASO.
JÁ DEVIA TER DITO, DESCULPE SÓ AGORA O FAZER, QUE AVALIAR VINHOS É UM EXERCÍCIO DE MEMÓRIA E DE SISTEMATIZAÇÃO, GANHAR ASSIM AS BASES PARA O FAZER PARECE-ME QUE NÃO NECESSITA DE MAIOR DEMONSTRAÇÃO DE GRANDE VALIA.
NO QUE TOCA AO VINHO PROPRIAMENTE DITO É BÁSICO PARA NÃO DIZER OBRIGATÓRIO SABER COMO SE FAZ. A TÍTULO DE EXEMPLO, PERGUNTO: SABE QUAIS AS DIFERENÇAS NA CRIAÇÃO DUM VINHO BRANCO E DUM TINTO? E SABE COMO SE FAZ UM ESPUMANTE? O QUE É UM ESPUMANTE BRUTO?
SE CONHECE AS RESPOSTAS A ESTAS PARCAS QUESTÕES É PROVÁVEL QUE ESTEJA MELHOR PREPARADO DO QUE A MAIORIA PARA FAZER O SEU CURSO DE INICIAÇÃO À PROVA, A VERDADE É QUE TAMBÉM NÃO TRARÁ PREJUÍZO RECORDAR ESTES CONCEITOS.
RESUMINDO, SEM SABER UM MÍNIMO DE VINHOS E DO FUNCIONAMENTO DOS NOSSOS SENTIDOS, SERÁ MUITO MAIS DIFÍCIL ABORDAR O CURSO E A PROVA DO QUE QUER QUE SEJA, E A DOS VINHOS EM ESPECIAL.
ASSIM, NUM CURSO DE INICIAÇÃO À PROVA DE VINHOS DEVERÃO SER ABORDADOS OS SEGUINTES TEMAS:
- HISTÓRIA DO VINHO: DESDE OS PRIMÓRDIOS ATÉ AOS DIAS DE HOJE.
- OS SENTIDOS E OS VINHOS: O OLHAR, O OLFACTO E PALADAR. OS SENTIDOS FALAM, INTERPRETE AS SUAS MENSAGENS.
- GOSTOS E AROMAS ELEMENTARES COMO PONTO DE PARTIDA CRÍTICO PARA A AVALIAÇÃO. SUAS IMPLICAÇÕES NOS VINHOS E GASTRONOMIA, COMO BASE PARA AS HARMONIAS À MESA.
- TIPOS DE VINHOS.
- VINIFICAÇÃO DOS VÁRIOS TIPOS DE VINHO.
- PROVA DE VINHOS: TINTOS, BRANCOS E ESPUMANTES.
- A CAVE COMO FONTE DE PRAZER E DE INVESTIMENTO.