5dcace8adfb1e

O QUE SÃO OS AROMAS DUM VINHO, COMO SE DISTINGUEM?

ESTA PERGUNTA DAVA PARA UM TRATADO DE ENOLOGIA, O QUE PENSO NÃO SER O QUE PRETENDA O CARO LEITOR, MAS SIM FICAR COM UMA IDEIA, E SE NO FUTURO LHE INTERESSAR, OBTER LITERATURA ESPECIALIZADA SOBRE OS PONTOS MAIS SEXYS, SE ASSIM SE PODE DIZER.

COMEÇANDO PELO PRINCÍPIO O QUE ALÉM DE SALUTAR, É CONVENIENTE QUANDO FALAMOS DE AROMAS ESTAMOS SEMPRE A REFERIR-NOS A “CHEIROS” EMANADOS PELO VINHOQUE NÓS, ATRAVÉS DO SENTIDO DO OLFACTO, CAPTAMOS – ESTÃO ACIMA DO NOSSO LIMITE DE PERCEPÇÃO – E O NOSSO CÉREBRO IDENTIFICA COMO SENDO IDÊNTICOS AOS DE…

CONCLUÍMOS SEM ESFORÇO QUE A IDENTIFICAÇÃO DOS AROMAS DO VINHO É UM EXERCÍCIO DE MEMÓRIAE NATURALMENTE DE LIMITES DE DETECÇÃO, OU SEJA EU POSSO CONSEGUIR IDENTIFICAR ALGUNS AROMAS QUE ALGUÉM AO MEU LADO NÃO CONSEGUE DETECTAR. DITO ISTO VAMOS AO TEMA.

OS VINHOS, CONVÉM SER DITO, PROVÉM DE SUMO DE UVA FERMENTADO E POSTERIORMENTE GUARDADO EM CUBAS, OU EM BARRICAS. ASSIM, TEMOS QUATRO AGENTES QUE INFLUEM NA CRIAÇÃO/EVOLUÇÃO DO VINHO: AS CASTAS DAS UVAS SUAS MÃES, O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO, A IDADE E OS RECIPIENTES ONDE SÃO GUARDADOS.

AS UVAS TRANSMITEM AO VINHO AROMAS CARACTERÍSTICOS, CONHECIDOS COMO PRIMÁRIOS:AROMAS A FRUTA, A FLORES, HERBÁCEO, TERROSO, ESPECIARIA E MINERAL. A IDADE NOS VINHOS CONVERTE ESTES AROMAS EM COMPOTAS, POR EXEMPLO EVOLUINDO O MORANGO PARA COMPOTA DE MORANGO, E ASSIM POR DIANTE COM TODOS OS AROMAS DITOS PRIMÁRIOS POR SEREM PROVENIENTES DA FRUTA.

QUANDO O SUMO DE UVA, CONHECIDO COMO MOSTO FERMENTA ENTRAM EM ACÇÃO AS LEVEDURAS QUE, CONSEQUENTEMENTE, DEIXAM A SUA MARCA NO VINHO SOB A FORMA DE AROMAS. QUE AROMAS PODEMOS ENTÃO ESPERAR ENCONTRAR PROVENIENTES DA FERMENTAÇÃO? SIMPLES, OS AROMAS A LEITE, MANTEIGA, IOGURTE, FERMENTO, PÃO, LEVEDURA, BRIOCHE E BOLACHA. SURPREENDENTE, NÃO É? SAIBA POIS, QUE ACABA DE SE FAMILIARIZAR COM OS CONHECIDOS COMO AROMAS SECUNDÁRIOS DO VINHO.

OS TERCIÁRIOS E ÚLTIMOS SÃO RESULTANTES DE DOIS FACTORES SENDO O PRIMEIRO A IDADE DO VINHO E O SEGUNDO OS RECIPIENTES POR ONDE O VINHO PASSOU/ ESTAGIOU.

OS PRIMEIROS JÁ AQUI ABORDADOS, TRANSFORMAM AS FRUTAS FRESCAS EM FRUTAS SECAS OU COMPOTAS,EVOLUÇÃO ACOMPANHADA POR UMA MUDANÇA DE COR DO VINHO PARA O ATIJOLADO NO CASO DOS TINTOS E PARA UMA COR PALHA NO CASO DOS BRANCOS.

OS SEGUNDOS BASICAMENTE RESULTAM DA PASSAGEM DO VINHO POR MADEIRA QUE OS MARCA COM AROMAS DO TIPO: CAFÉ, BAUNILHA, CHOCOLATE, COGUMELO, TRUFA, ALCAÇUZ, SENDO ESTES OS MAIS CONHECIDOS.

A ESTA ALTURA, JÁ DEVE ESTAR SENÃO BARALHADO COM TANTA INFORMAÇÃO E A EXPERIMENTAR UM SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA PERANTE A COMPLICAÇÃO APARENTE. NADA DISSO, DESCOMPLIQUE.

SIGA O NOSSO CONSELHO, COMPRE UM VINHO DE UM ANO RECENTE DA CASTA CABERNET SAUVIGNON, AO EXPLORAR OS SEUS AROMAS É BEM POSSÍVEL QUE ENCONTRE LOGO O DE PIMENTOS VERDES. CONSEGUIU? PARABÉNS.

COMPRE UM VINHO TINTO CASTELÃO IGUALMENTE DE ANO RECENTE, AO SENTIR OS AROMAS É BEM POSSÍVEL QUE IDENTIFIQUE A GROSELHA ACABADA DE COLHER. VÊ, NÃO É DIFÍCIL.

COMPRE AGORA UM VINHO BRANCO, RECENTE, OBTIDO A PARTIR DA CASTA ANTÃO VAZ, IDENTIFICARÁ OS AROMAS A FRUTAS TROPICAIS COMO O ANANÁS, PAPAIA SÓ PARA SUBLINHAR AS MAIS IMPORTANTES.

COMO VÊ, NADA QUE META MEDO, QUE SEJA INACESSÍVEL E QUE MUITO PELO CONTRÁRIO VALE TODO O INVESTIMENTO QUE DECIDA FAZER EM SI E EM BONS VINHOS, PORQUE PARA APRECIADORES, CONHECÊ-LOS É UMA OBRIGAÇÃO.

 

EXPERIÊNCIAS TWU >

error: Conteúdo Protegido

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box