ABORDAR O TEMA DA TRADIÇÃO DAS VINDIMAS É RECUAR A TEMPOS IMEMORIAIS ONDE AS RECORDAÇÕES SE PERDEM POR DE TÃO LONGE SEREM ORIGINÁRIAS, NA VERDADE ESTA TRADIÇÃO REMONTA À PLANTAÇÃO DA VINHA. E QUEM SABE, AO CERTO QUANDO ISSO FOI, DESDE OS TEMPOS ROMANOS, FENÍCIOS? SIM, QUEM SABE?
A TRADIÇÃO
SÓ QUEM NUNCA PARTICIPOU NUMA VINDIMA É QUE NÃO SE APERCEBE DA PROFUNDIDADE DO SEU SIGNIFICADO PARA A UNIÃO DA FAMÍLIA, DOS AMIGOS, DAS GENTES, PARA RECOLHER O QUE A MÃE NATUREZA OFERECE.
SERÁ ESTE, PORVENTURA, O PRIMEIRO SIGNIFICADO DA VINDIMA A RECOLHA, A FARTURA, O INÍCIO DA PRODUÇÃO DO NOSSO VINHO – DE TODOS O MELHOR – E, NATURALMENTE, A UNIÃO DE TODOS EM TORNO DO OBJECTIVO COMUM DA RECOLHA QUE, NOUTROS TEMPOS, ASSEGURAVA A SOBREVIVÊNCIA.
ESTE AMBIENTE DE FESTA E FARTURA É ESPECIALMENTE PROPÍCIA PARA OS MAIS VELHOS CHAMAREM OS MAIS JOVENS E LHES PASSAREM OS ENSINAMENTOS INERENTES AO SABER DE EXPERIÊNCIA FEITO, E OS MOLDAREM A ESTAS ACTIVIDADES RECORDANDO ELES TAMBÉM OS DOCES TEMPOS DA SUA JUVENTUDE QUANDO OS SEUS PAIS E AVÓS, COM ELES FIZERAM IGUAL.
ASSIM SE CULTIVAM OS GOSTOS DOS MAIS NOVOS, SE MOLDAM OS SEUS FEITIOS, APRENDEM A TRABALHAR, VALORIZAM A EQUIPA, O CONVÍVIO, A FAMÍLIA E GANHAM O GOSTO PELA TERRA QUE OS AMPARA E SUSTENTA NO MAIS LIDIMO RESPEITO PELAS TRADIÇÕES DE ANTANHO, NESTE CASO TRANSMITIDAS PELOS FAMILIARES.