OS VINHOS MELHORAM COM A IDADE?

VIVE UM HOMEM UMA VIDA DE TRABALHO E SÓ DE VEZ EM QUANDO OUVE UMA PERGUNTA DIGNA DESSE NOME, OU SEJA INTELIGENTE. E ESTA, MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES É UMA DELAS, ISTO PORQUE VALE A PENA REFLECTIR UM POUCO SOBRE ESTE ASSUNTO.

EM PRINCÍPIO DE CONVERSA DIRIA QUE TODO E QUALQUER VINHO ACABADO DE ENGARRAFAR, É, NO MÍNIMO, IMBEBÍVEL UMA VEZ QUE ACABA DE SOFRER UM TRAUMATISMO DO QUAL NECESSITA ALGUNS DIAS, QUANDO NÃO SEMANAS, PARA SE RECUPERAR, RECOMPONDO-SE. NESTA PERSPECTIVA DE MUITO CURTO PRAZO TODOS OS VINHOS MELHORAM COM ESTA TENRA IDADE.

UMA VEZ ENGARRAFADOS OS VINHOS E REENCONTRADOS DENTRO DA GARRAFA JÁ A CONVERSA É OUTRA E A SUA EVOLUÇÃO CONDICIONADA POR DIVERSOS FACTORES. PARA SER MINIMAMENTE HONESTOS VAMOS ASSUMIR QUE TODOS OS VINHOS SÃO GUARDADOS DE FORMA ACEITÁVEL, NUM LOCAL FRESCO, AREJADO, E SEM GRANDES AMPLITUDES TÉRMICAS E QUE ESTE FACTOR NÃO VAI INFLUIR NA SUA LONGEVIDADE.

SEMPRE QUE NOS COLOCAMOS ESTA QUESTÃO DEVEMOS ACRESCENTAR-LHE UMA OUTRA QUE CONDICIONA CLARAMENTE O PROCESSO: ESTE VINHO FOI DESENHADO COM QUE FIM? SER UM VINHO DE CONSUMO RÁPIDO, SER UM RESERVA, SER UM GRANDE ESCOLHA?

OS VINHOS DESENHADOS PARA CONSUMO, DIGAMOS, NO PRAZO DE UM ANO DIFICILMENTE PODEMOS DIZER QUE MELHORAM MUITO EM GARRAFA, SIM FAZEM-NOS LOGO A SEGUIR AO ENGARRAFAMENTO E DEPOIS POR ALI ANDAM, MAIS ACIMA MAIS ABAIXO. FEITOS PARA BEBER RÁPIDO E RÁPIDO SE DEVEM BEBER, UMA VEZ QUE, NO MÁXIMO AO FIM DE UM ANO COMEÇAM A DECAIR.

SUBINDO NO PATAMAR OS VINHOS DESENHADOS PARA RESERVAS E ACIMA, TÊM OBRIGAÇÃO E DEVER DE MELHORAR COM A IDADE, UMA VEZ QUE SÃO MUITO MAIS RICOS EM ESTRUTURA À NASCENÇA, E ESTA VAI SENDO DOMADA PELO PASSAR DO TEMPO, DOMESTICANDO A SUA AGRESSIVIDADE E DESENVOLVENDO NOVOS AROMAS E SABORES TÃO OU MAIS RICOS DO QUE OS ORIGINAIS.

FÁCIL É CONCLUIR QUE A DURAÇÃO DUM VINHO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À SUA ESTRUTURA INICIAL QUE, REGISTE-SE, DEVE SER DESENHADO PARA ESTE EFEITO. HÁ, E GRAÇAS A DEUS QUE HÁ, MUITA GENTE, LEIA-SE APRECIADORES DE VINHOS, QUE VENDEM A ALMA POR ACOMPANHAR UM VINHO DESDE O SEU NASCIMENTO ATÉ AO SEU APOGEU, AVALIANDO-O AO LONGO DA SUA VIDA E DESCOBRINDO E ACOMPANHANDO A SUA EVOLUÇÃO EM COR, AROMAS E SABORES.

EU SOU UM DELES, NADA ME DÁ MAIS ALEGRIA DO QUE IR SEGUINDO A VIDA DUM GRANDE VINHO E GUARDANDO NA MINHA MEMÓRIA TODAS A MIL E UMA SENSAÇÕES E PRAZERES QUE ME FOI PROPORCIONANDO AO LONGO DE CADA GARRAFA QUE ABRI.

NOTE-SE QUE OS GRANDES VINHOS TÊM OBRIGAÇÃO DE EVOLUIR DE FORMA HARMONIOSA E EQUILIBRADA, SENDO ESTE O SEU GRANDE TESTE DE RESISTÊNCIA, PROVA FINAL DA MESTRIA DOS QUE LHE DERAM CORPO.

DAQUI DECORRE A RESPOSTA À NOSSA INTELIGENTE QUESTÃO: SIM OS VINHOS MELHORAM EM GARRAFA E CABE-LHE A SI DESCOBRIR QUANTO TEMPO, AGORA TENHA ATENÇÃO NOS GRANDES VINHOS É BEM CAPAZ DE TER DE COMPRAR UMA BOA MEIA DÚZIA DE GARRAFAS PARA OS IR ACOMPANHANDO DE LONGE A LONGE, SOB PENA DE RUÍNA, ACEITE QUE OS GRANDES VINHOS TÊM MUITAS CARACTERÍSTICAS, O PREÇO BAIXO, NÃO É UMA DELAS…

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box