PORQUE SE PLANTAM ROSEIRAS NAS VINHAS?

A CURIOSIDADE É O MOTOR DO MUNDO, E ISTO É TÃO VERDADE QUE HÁ POUCO ENCONTREI FINALMENTE A RESPOSTA PARA UMA QUESTÃO QUE HÁ MUITO ME ACOMPANHAVA: PORQUE SE PLANTAM ROSEIRAS NAS VINHAS?

A MINHA PRIMEIRA RESPOSTA FOI A DE, UM TANTO IRREFLECTIDAMENTE, CONSIDERAR OS AGRICULTORES UNS ESTETAS CUIDANDO DO VISUAL DAS VINHAS, CONFESSO QUE ESTA MINHA PRIMEIRA TENTATIVA NÃO RESISTIU A MAIS DE CINCO MINUTOS DE REFLEXÃO, POIS TODOS OS VITICULTORES DISPUNHAM ROSAS NAS CABECEIRAS DAS LINHAS DE VINHAS. UM OU OUTRO VITICULTOR MAIS SENSÍVEL AINDA IA, MAS TODOS, A REPOSTA TERIA DE SER DE OUTRA NATUREZA.

FICA DE TODAS AS FORMAS O BELÍSSIMO EFEITO DECORATIVO QUE ROSEIRAS CONFEREM ÀS VINHAS COM RIQUÍSSIMOS APONTAMENTOS DE VARIADAS CORES, POIS TINHA IGUALMENTE REPARADO QUE AS ROSEIRAS NÃO ERAM TODAS DA MESMA VARIEDADE MAS SIM DE DIFERENTES: ROSA, AMARELO, ENCARNADO, BRANCAS, ETC.

VOLTANDO À EXPLICAÇÃO, OU TENTATIVA DE, ELA TERIA QUE ESTAR ASSOCIADA A UM BENEFÍCIO PRÁTICO QUE AS ROSEIRAS APORTAVAM À VINHA, E ASSIM DE REPENTE SUPUS ALI ESTAREM PARA ATRAÍREM ABELHAS PARA FACILITAREM A POLINIZAÇÃO TAMBÉM NA VINHA. RECORDANDO NESTA ALTURA UMA CONVERSA DE TEMPOS IDOS EM QUE ALGUÉM ME DIZIA QUE AFASTAVAM IGUALMENTE OS PÁSSAROS, O QUE CONFESSO, NUNCA ACREDITEI MUITO…. FIQUEI-ME PELA POLINIZAÇÃO.

ENTRETANTO, E POR ACASO, ENCONTREI UM VELHO CONHECIDO MEU, HOMEM DE SABER REPUTADO E DE EXPERIÊNCIA CONFIRMADA, E ENTRE VÁRIAS CONVERSAS SAIU-ME ESTA PERGUNTA SOBRE QUAL A RAZÃO DESTA OPÇÃO PELAS ROSEIRAS. A RESPOSTA SURGIU E DE TÃO SIMPLES QUASE ME CULPEI POR NUNCA ME TER OCORRIDO, E CONFIRMOU-ME QUE HÁ UMA NATUREZA PRÁTICA QUE EXPLICA ESTE FACTO.

O SEU INÍCIO VEM DE ANTANHO QUANDO COM UM SABER DE EXPERIÊNCIA FEITO SE INTUÍAM O TEMPO, AS DOENÇAS, AS LAVRAS A FAZER. NESSES TEMPOS LONGÍNQUOS OS MAIS OBSERVADORES APERCEBERAM-SE QUE CERTO TIPO DE DOENÇAS É QUE AFECTAVAM AS VINHAS, AO ATACAREM PRIMEIRO AS ROSEIRAS TINHAM ASSIM UM INDICADOR SEGURO E FIÁVEL QUE OS MANDAVA DE IMEDIATO CURAR AS VINHAS PARA SALVAR A PRODUÇÃO.

AS DOENÇAS QUE VOS MENCIONO SÃO O OÍDIO E O MÍLDIO, AINDA HOJE TEMIDAS PELOS VITICULTORES, E NADA MAIS SIMPLES PARA ESTES DO QUE DISPOR ROSAS NAS CABECEIRAS DAS LINHAS, PARA AO MÍNIMO INDÍCIO DE QUALQUER UMA DESTAS DOENÇAS, CURAR A VINHA E A GARANTIR O SUSTENTO.

QUEM SABE, SABE. QUEM NÃO SABE DEVE SER, NO MÍNIMO, CURIOSO…

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS VENDAS PRIVADAS DO CLUBE

error: Conteúdo Protegido

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box