PEQUENOS OU GRANDES PRODUTORES?

DEVE PREFERIR-SE OS VINHOS DE PEQUENOS PRODUTORES?

GRANDE PERGUNTA ESTA, COM QUE ME TENHO DEPARADO AO LONGO DA MINHA VIDA, E CUJA RESPOSTA TEM VARIADO DE TEMPO A TEMPO, CONSOANTE AS MINHAS MAIS DIVERSAS EXPERIÊNCIAS AO LONGO DOS JÁ 35 ANOS QUE LEVO NESTE MUNDO VINÍCOLA.

O PRINCÍPIO

O PRINCÍPIO É SEMPRE MARCADO POR ALGUMA INGENUIDADE NA EXACTA MEDIDA DA ÂNSIA QUE TEMOS DE APRENDER E DE PERCEBER DAS COISAS, DE VINHOS, NESTE CASO. CLARO QUE OS NOSSOS PRIMEIROS PASSOS SÃO SEMPRE GUIADOS POR TERCEIROS QUE CONSIDERAMOS, E CUJAS OPINIÕES TOMAMOS PARA NÓS, COMO NOSSAS. MAS ESTARÃO CORRECTAS?

A EVOLUÇÃO NESTE MUNDO DOS VINHOS EM DEMANDA DE RESPOSTAS É BEM LENTA, POIS A NOSSA SEGURANÇA E CONHECIMENTOS SÃO CONTINUAMENTE POSTOS À PROVA CADA VEZ QUE NOS COLOCAMOS UMA QUESTÃO, E, POR VEZES, QUANDO PENSAMOS QUE ESTAMOS À BEIRA DUMA CERTEZA LÁ VEM AQUELE VINHO QUE DEITA TUDO POR TERRA.

O CAMINHO REQUER ALÉM DE PERSISTÊNCIA, SENSIBILIDADE E DISCERNIMENTO. SEM ESTES TRÊS ELEMENTOS ASSOCIADOS A META FICA SEMPRE MAIS LONGE E MAIS ÁRDUA… SIM, O CAMINHO PASSA PELA PROVA DE VINHOS E POR GANHAR SEGURANÇA NESSE ÂMBITO.

PROVE, PROVE MUITO, PROVE MAIS, APERCEBA-SE DAS DIFERENÇAS DOS VINHOS, DAS SUAS SIMILITUDES, DOS SEUS PERFIS, E GANHE SEGURANÇA, CONHECIMENTO. QUANDO PERCEBER, ACOMPANHAR, AS CONVERSAS QUE OUVE ESTÁ NO BOM CAMINHO, AH, E NÃO SE ESQUEÇA DE AS EXPURGAR DAS PAIXÕES, PREFERÊNCIAS, DE UNS E DE OUTROS QUE BONS VINHOS HÁ POR TODO O LADO, TAL COMO OS MAUS…

A NOTÍCIA QUE TENHO PARA LHE DAR NÃO É BOA, É EXCELENTE, POIS NUNCA SE CHEGA, O CAMINHO É CONTÍNUO E TÃO RECOMPENSADOR QUANTO DESAFIANTE, POIS NESTA COISA DOS VINHOS HÁ SEMPRE, MAS SEMPRE, QUALQUER COISA A DESCOBRIR. PODE-SE SEMPRE IR MAIS LONGE E RECOLHER DAÍ AS RECOMPENSAS.

OS PRODUTORES

CLARO, EU PERCEBO, O “SMALL IS BEAUTIFUL” É SÓ POR SI UM GRANDE ATRACTIVO E SUPONHO COM BOA LÓGICA ATÉ, QUE OS PEQUENOS PRODUTORES CUIDAM MELHOR DOS SEUS VINHOS, E QUE POR ISSO, SERÃO SUPERIORES. PENSANDO MELHOR, SERÁ QUE OS PEQUENOS PRODUTORES TÊM AS MELHORES CONDIÇÕES PARA FAZER VINHOS, E NAS SUAS PROPRIEDADES TÊM ESPAÇO PARA AS MELHORES CASTAS, E ACESSO À INFORMAÇÃO E AOS MELHORES TÉCNICOS, MUITAS PERGUNTAS PARA RESPONDER…

E OS GRANDES PRODUTORES, PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA, COMPRA DE UVAS, GRANDES ADEGAS, SERÁ QUE OS SEUS VINHOS REFLETEM ALGUMA VALIA ESPECIAL? OU PELO CONTRÁRIO CONTENTAM-SE COM UMA MEDIANIA ACEITÁVEL E REPETÍVEL A UM PREÇO DIGAMOS QUE ACEITÁVEL…

A RESPOSTA

A RESPOSTA NÃO ESTÁ NA DIMENSÃO MAS SIM EM CADA PRODUTOR, SENÃO VEJAMOS, SE UM PRODUTOR NÃO FOR CONHECEDOR, ATENTO E INFORMADO ALGUMA VEZ VAI CONSEGUIR FAZER UM VINHO DE JEITO? MUITO DIFICILMENTE!

INDO POR AQUI, DIRIA QUE SIM UM BOM PRODUTOR TENDE A TER SEMPRE MELHORES VINHOS, OS PEQUENOS TÊM UMA ENORME VANTAGEM SOBRE OS GRANDES, É QUE SÃO MAIS LIGADOS AOS SEUS PRODUTOS, TÊM O GOSTO E O CUIDADO DE OS APRESENTAR MELHORES POIS SABEM QUE ELES SÃO O SEU CARTÃO-DE-VISITA. JÁ OS GRANDES PRODUTORES AO NÃO SEREM TÃO PRÓXIMOS DOS SEUS VINHOS TENDEM A FAZER O POSSÍVEL DENTRO DO NÍVEL EM QUE SITUAM.

CONCLUSÃO:

VINHOS SEMPRE BONS E A BOM PREÇO, SEMPRE QUE POSSÍVEL DE BONS PEQUENOS PRODUTORES…

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS VENDAS PRIVADAS DO CLUBE

error: Conteúdo Protegido

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box