A PROVA DE UM TAWNY

SIGAMOS AGORA OS PASSOS DOS VINHOS DO PORTO TINTOS CUJO DESTINO APÓS FERMENTAÇÃO SÃO O ESTÁGIO NA MADEIRA, SEJA EM PIPAS, BALSEIROS OU QUARTOLAS. PARA DESTINOS DIFERENTES, ESTILOS DIFERENTES, EIS QUE COM O DECORRER DO TEMPO NOS SURGEM OS TAWNYS EM CUJO INICIO DE VIDA EM TUDO IGUAIS AOS VINHOS DO PORTO TINTOS RUBY, MAS UMA VEZ ADORMECIDOS NA MADEIRA VÃO SURGIR PROCESSOS DE OXIDAÇÃO ENTRE OUTROS QUE CONFEREM A ESTAS VINHOS CARACTERÍSTICAS NOVAS PRÓPRIAS DO ENVELHECIMENTO, BEM PATENTES NAS CORES, NOS AROMAS E SABORES QUE OS CARACTERIZAM, APRESENTAM-SE-NOS ALOIRADOS E DESENVOLVEM COM O PASSAR DO TEMPO AROMAS A FRUTOS SECOS, A ESPECIARIAS, VINAGRINHOS E OUTROS CONSOANTE A IDADE.

NOTE-SE QUE ESTES VINHOS SÃO ESSENCIALMENTE DE LOTE, SENDO AS SUAS PRINCIPAIS CATEGORIAS: TAWNY, 10 ANOS, 20 ANOS, 30 ANOS E 40 ANOS. É NESTES VINHOS QUE SE ENCONTRAM OS VINHOS VELHÍSSIMOS DO PORTO, POR VEZES COM MAIS DE 100 ANOS.

COMO APRECIAR UM VINHO DO PORTO TAWNY?

OS VINHOS DO PORTO TAWNYS 10 ANOS, NÃO SÃO AO CONTRÁRIO DO QUE SE POSSA PENSAR VINHOS DO PORTO QUE ESTAGIARAM DURANTE 10 ANOS, NADA DISSO, SÃO ISSO SIM VINHOS RESULTANTES DE UM LOTE CUJA PROVA SEJA A DE UM VINHO QUE TENHA ESTAGIADO DURANTE 10 ANOS. NA SUA COMPOSIÇÃO PODEM ENTRAR VINHOS COM ESTÁGIOS SUPERIORES, 20, 30 ANOS, LOTADOS COM OUTROS VINHOS DO ANO, POR FORMA A OBTER O ESTILO DA CASA OU PRODUTOR. VEJA-SE A IMPORTÂNCIA PARA CADA PRODUTOR, NÃO SÓ DO ENÓLOGO MAS, TÃO IMPORTANTE, DOS STOCKS QUE DEVE E TEM DE TER, PARA PODER APRESENTAR EM MERCADO QUANTIDADE DESTE VINHO DO PORTO TAWNY.

CLARO QUE TUDO SE COMPLICA QUANDO AVANÇAMOS PARA AS CATEGORIAS MAIS EXIGENTES E EXCLUSIVAS DENTRO DESTA CATEGORIA, COMO SEJAM OS 20, 30 OU 40 ANOS. IMAGINEMOS SÓ AS IDADES DOS VINHOS DO PORTO TAWNYS UTILIZADOS NO DESENHO DE UM VINHO CUJA PROVA SEJA DE UM VINHO DO PORTO QUE TENHA ESTAGIADO 40 ANOS. FALAMOS DE VINHOS DO PORTO COM 50, 60,70 ATÉ 80 ANOS DE ESTÁGIO, VERDADEIROS BÁLSAMOS.

PERANTE ESTA RIQUEZA E A TÍTULO DE ORIENTAÇÃO DIRIA PARA APRECIAR ESTES VINHOS, SEMPRE FRESCOS, EM FIM DE REFEIÇÃO COM SOBREMESAS MAIS OU MENOS DOCES , A GOSTO, OS SEM ELAS POR PURO PRAZER QUE SE PROLONGA MUITO PARA ALÉM DA REFEIÇÃO OU ACOMPANHANDO COM ALGUNS FRUTOS SECOS.

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box