COMO SE CRIA UM BOM VINHO DO PORTO TINTO VINTAGE?

EIS-NOS CHEGADOS AO TOPO DO VINHO DO PORTO TINTO, O VINTAGE, VINHOS DE UM SÓ ANO, POR VEZES DUMA SÓ PROPRIEDADE, E OUTRAS AINDA DE UMA SÓ PARCELA, TAL A IMPORTÂNCIA QUE OS PRODUTORES ATRIBUEM A ESTAS SUAS JÓIAS.

COMO SE CRIA UM BOM VINHO DO PORTO TINTO VINTAGE? SIMPLES, APENAS COM AS MELHORES UVAS, DAS MELHORES PROVENIÊNCIAS, TRATADAS E VINIFICADAS A PRECEITO, APÓS O QUAL REPOUSAM DURANTE DOIS ANOS EM DEPÓSITO, DE MADEIRA OU NÃO, APÓS O QUE SÃO ENGARRAFADOS SEM FILTRAGEM OU TRATAMENTO, OBEDECENDO AO VELHO E VÁLIDO PRINCÍPIO DE MANUSEAMENTO MÍNIMO PARA QUALIDADE MÁXIMA…

SAIBA-SE QUE NOS NOSSOS DIAS AS QUINTAS PODEM DECLARAR ANOS VINTAGE DE FORMA INDEPENDENTE, OU A MAIORIA DOS PRODUTORES SEMPRE QUE A QUALIDADE O RECONHEÇA, DECLARAM IGUALMENTE ANO VINTAGE, ESTRANHO DIRÁ, NÃO, AFINAL MAIS NÃO É DO QUE RECONHECER A RIQUEZA DO TERROIR POSSIBILITANDO QUE CERTOS ANOS BENEFICIEM CERTAS ZONAS, E QUE ESTAS CAPITALIZEM O FACTO.

MAIS, REGISTE-SE QUE O INSTITUTO DOS VINHOS DO DOURO E PORTO TEM SEMPRE QUE APROVAR ESTE FACTO NOMEADAMENTE ATRAVÉS DA PROVA DOS VINHOS, SUBMETIDOS A PAINEL DE PROVA. OS MESMOS TÊM DE POSSUIR CARACTERÍSTICAS MÍNIMAS ESTABELECIDAS PARA A CATEGORIA, SÓ ENTÃO SÃO APROVADOS COMO VINTAGE.

APRECIAR UM VINHO DO PORTO TINTO VINTAGE, MAIS DO QUE UMA OCASIÃO ESPECIAL DEVERIA SER UM MOMENTO ESPECIAL E FREQUENTE, DAQUELES QUE NOS MARCAM E RECORDAMOS COM SAUDADE.

HÁ UMA TRADIÇÃO ASSOCIADA AO SERVIÇO DOS VINHOS DO PORTO TINTOS VINTAGE: O ANFITRIÃO ABRE CUIDADOSAMENTE A GARRAFA, SERVE-SE, ROLHA NOVAMENTE A GARRAFA E PASSA-A AO SEU CONVIVA DO LADO ESQUERDO, QUE REPETE A OPERAÇÃO, ATÉ QUE A MESMA TENHA RODADO ENTRE TODOS OS CONVIVAS E VOLTADO À POSSE DO ANFITRIÃO, AÍ, COM SAÚDE, OU SEM ELA, TODOS SE DELEITAM A APRECIAR ESTA NÉCTAR DOS DEUSES.

APRECIE OS VINHOS DO PORTO TINTOS VINTAGE, COM SOBREMESAS RICAS E DOCES, OU EM FIM DE REFEIÇÃO. PARA OS MAIS ARROJADOS SUGERIMOS QUE O SIRVAM À REFEIÇÃO A ACOMPANHAR UM BOM BIFE (DE UMA PEÇA NOBRE DA VACA) MAL PASSADO, UMA DELÍCIA POIS, SEGUNDO OS ENTENDIDOS, AS PROTEÍNAS DA CARNE SUAVIZAM OS TANINOS DO VINHO) PROPORCIONANDO UM CASAMENTO INESQUECÍVEL.

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box