VINHOS BRANCOS, ROSÉS E TINTOS

POR UMA QUESTÃO DE COERÊNCIA SUGIRO QUE ABORDEMOS OS VINHOS BRANCOS JUNTO COM OS VINHOS ROSÉS, ISTO PORQUE AMBOS DEVEM SER CONSUMIDOS ENQUANTO JOVENS, PELO QUE OS CUIDADOS A TER COM UNS E OUTROS SÃO SEMELHANTES.

O MAIOR CUIDADO NA COMPRA DE VINHOS BRANCOS E ROSÉS DEVE SER O DE COMPRAR DAS COLHEITAS MAIS RECENTES GARANTINDO ASSIM QUE SE MANTÉM FRESCOS POR MAIS TEMPO E PROPORCIONANDO-NOS UM MAIOR PRAZER.

IMAGINADO QUE, DE VEZ EM QUANDO, NOS APETECE MARISCO OU UM APERITIVO FRESCO SUGIRO QUE NOS APETRECHEMOS COM UMAS GARRAFAS DE UM OU DOIS BONS VINHOS ALVARINHO, E OUTRAS TANTAS GARRAFAS DE UM BOM VINHO VERDE. APARTE DISSO VAMOS AOS MADUROS PRIVILEGIANDO OS VINHOS BRANCOS DA BAIRRADA, BUCELAS – UM BOM ARINTO É ESSENCIAL – E, CLARO, DO ALENTEJO. SE QUISERMOS E PUDERMOS IR MAIS LONGE SOME UNS VALORES DO DOURO E DÃO, ESTES MAIS VIRADOS PARA PEIXES DO QUE PROPRIAMENTE PARA APERITIVOS OU MARISCOS.

NO QUE AOS ROSÉS TOCA, COMPRE UMA MEIA DÚZIA DE GARRAFAS E SE GOSTAR REPITA A AQUISIÇÃO, LEMBRA-SE QUE SÃO VINHOS PARA BEBER JOVENS.

 

VINHOS TINTOS

AQUI CHEGADOS EMBRENHAMO-NOS NUM LABIRINTO DE DÚVIDAS, GOSTOS E QUERERES, ISTO PORQUE NESTE CAPÍTULO, ALMEJAMOS OS MELHORES VINHOS COMPRADOS, SE POSSÍVEL, AO MELHOR PREÇO. ORA ISTO NÃO TEM MUITO A VER POSSIVELMENTE COM O QUE NECESSITAMOS, UMA VEZ QUE NEM SEMPRE TEMOS AS CHAMADAS GRANDES REFEIÇÕES, ESSAS SIM PEDEM GRANDES VINHOS, E LEMBREMO-NOS QUE O VINHO SE DEVE ADEQUAR À COMIDA.

NESTA LINHA DE RACIOCÍNIO VAMOS ÀS COMPRAS DE VINHOS MÉDIO DE GAMA PARA CIMA, UMA VEZ QUE OS OUTROS NÃO SÃO O NOSSO FOCO. PESSOALMENTE SEMPRE PENSEI QUE A MELHOR FORMA DE CONSTITUIRMOS UMA GARRAFEIRA É SERMOS SÓCIOS DUM CLUBE DE VINHOS SÉRIO UMA VEZ QUE FAZEM UMA SELECÇÃO CUIDADA. E APRECIANDO O VINHO À ENTREGA PODEMOS MUITO BEM GUARDAR AS RESTANTES GARRAFAS NA NOSSA CAVE JÁ COM UM CONHECIMENTO DE CAUSA DO VALOR QUE LHE ACRESCENTÁMOS.

O CUIDADO QUE DEVEMOS TER É O DISTRIBUIR OS NOSSOS VINHOS TINTOS POR REGIÕES DIFERENTES, NEM SÓ DOURO E ALENTEJO, MAS TER O CUIDADO DE LHE ACRESCENTAR UM TOQUE DE DÃO, OUTRO DE PENÍNSULA DE SETÚBAL, UM CHEIRINHO DE RIBATEJO E OUTRO DE BAIRRADA FICANDO COM O MAPA VINÍCOLA DE PORTUGAL EM NOSSA CASA.

QUANTO AOS VINHOS TINTOS COMO JÁ SE REFERIU DEVEMOS TRABALHAR NA FASQUIA DO MÉDIO DE GAMA PARA CIMA, UMA VEZ SEREM VINHOS QUE NOS OFERECEM ALGUMA GARANTIA ACRESCIDA DE DURAÇÃO/ ENVELHECIMENTO QUE NOS É VALIOSA QUANDO OS MESMOS NÃO SÃO PARA CONSUMO IMEDIATO.

NO DOMÍNIO DOS CAPRICHOS, AÍ SIM, DEVEMOS ADQUIRIR UMA BOA MEIA DÚZIA DE GRANDES VINHOS TINTOS, AO NOSSO GOSTO, PARA AQUELES MOMENTOS ESPECIAIS QUE MAIS DO QUE OS PEDIREM, OS EXIGEM.

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box